Por que é importante entender como funcionam os motores de pesquisa?

Entenda como eles atuam e porque são importantes para atrair mais tráfego para o seu site.

Marina Paixão

Custommer Success

01 de junho de 2021 SEO

Todos os dias, milhões de pessoas utilizam mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing e YouTube para realizar pesquisas por todo o mundo e sobre os mais diversos assuntos. É neste momento que as empresas têm a chance de aparecer bem ranqueadas para seus potenciais clientes, mas para que isso aconteça, elas precisam estar bem posicionadas dentro desses motores de pesquisa.

Os motores de pesquisa utilizam algoritmos sofisticados para ranquear as páginas, cujo propósito é criar a lista de resultados o mais relevante possível para os usuários. Cada um deles possui uma fórmula própria para indicar o que será exibido, mas todos funcionam de forma parecida. Eles possuem bots que vão de página em página e procuram os melhores conteúdos para organizá-los de acordo com o que foi solicitado. A fórmula de pesquisa vai sendo refinada com o passar do tempo e é atualizada milhares de vezes por ano, por isso, é importante manter o site atualizado de acordo com as tendências que vão surgindo ao longo do tempo, para atrair mais tráfego.

De forma geral, o que sempre é buscado nos sites são a sua popularidade, a opinião dos internautas, palavras-chave relevantes, um bom conteúdo, acessibilidade, usabilidade e localidade. Prestando atenção nesses itens, há uma grande chance de seu site aparecer para o público. Os resultados podem ser exibidos de duas formas: 


  • Resultado orgânico - nesse caso, os  websites aparecem nos motores de pesquisa de forma gratuita, baseado no conteúdo oferecido. Para aumentar as chances de sua página ser exibida, ela precisa ter conteúdos relevantes para o usuário, pois o ranqueamento não é feito somente pelas palavras-chave. Os motores visitam as páginas e as estudam minuciosamente para entender se o que é prometido é, realmente, oferecido ao usuário. Essa é a razão pela qual muitas empresas buscam serviços especializados de SEO (Search Engine Optimization – otimização para serviços de busca).

 

  • Resultado pago – nesse formato, os sites pagam para aparecer no topo do mecanismo de busca, numa espécie de leilão. Para estabelecer o ranqueamento, são avaliados o lance e a relevância do conteúdo do website. Os anunciantes escolhem quanto estão dispostos a pagar por cada clique, isto é, sempre que alguém clica no resultado, o valor do lance é pago em sua palavra-chave. É importante salientar que nem sempre quem dá o maior lance ganha o leilão – para ser escolhido, é importante que o site ofereça um conteúdo relevante.


Para conseguir obter um bom lugar no ranqueamento, é necessário planejamento. Seus objetivos precisam estar claros sobre o que se pretende atingir e qual o público-alvo. Você deseja atrair leads para o seu negócio ou leitores para o seu blog? É importante ter isso em mente, pois ajudará na criação de palavras-chave e conteúdos mais específicos e direcionados para o público certo.

Além disso, é necessário sempre monitorar o sucesso por meio dos mecanismos disponíveis que auxiliam nessa tarefa. O próprio Google possui uma ferramenta chamada Google Search Console, que oferece o feedback do desempenho do site. Nela, é possível medir quais pesquisas levam as pessoas até os resultados, se o texto precisa de atenção e a quantidade de cliques que eles têm. Também é exibido como o Google acompanha o desempenho do site e, a partir daí, podem ser implementadas as melhorias necessárias.

Em resumo, podemos listar cinco dicas de como melhorar o desempenho de sua página nos motores de pesquisa:


  1. Tenha um planejamento de como e que tipo de pessoas você deseja atrair para o site.

  2. Entenda como os motores de pesquisa funcionam.

  3. Esteja atento às mudanças e como elas influenciam o site.

  4. Conheça a concorrência.

  5. Converse com seus clientes, pois eles podem dar insights para melhorar o conteúdo.


Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender como os motores de pesquisa funcionam e como fazer para melhorar o ranqueamento do seu site.



Autores: Marina Paixão e Robério Gonçalves

Imagem de janjf93 por Pixabay

Deseja receber mais conteúdo como este?

Seja o primeiro a saber quando postarmos mais conteúdo rico
como este que você acabou de ler.

Submetendo este formulário, você aceita nossos Termos de Serviço
e Política de Privacidade.