Como alcançar seu público nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para os negócios, mas você sabe como começar a usá-las?

Marina Paixão

Custommer Success

08 de junho de 2021 Marketing

Atualmente, é muito comum passarmos horas nas redes sociais rolando o feed para conferir o que há de novo no mundo e, ao fazer isso, costumamos nos deparar com algum tipo de publicidade. Mais do que uma forma de entretenimento, as redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para divulgar marcas e atrair público para os negócios.

Por ser um lugar democrático, onde podemos encontrar pessoas de todos os tipos, há espaço para os diversos tipos de negócios. E esta é a oportunidade para sua empresa aumentar o engajamento do público e conseguir um relacionamento mais íntimo com o cliente, pois nesses ambientes a interação é mais aberta, possibilitando às pessoas inserirem a marca no seu dia a dia.

Se você ainda tem dúvidas de como melhorar o alcance da sua marca, listamos abaixo algumas dicas importantes que devem ser consideradas na hora de expandir sua empresa para a web:


1 - Tenha objetivos definidos


Como em qualquer negócio, é imprescindível fazer um planejamento de marketing voltado para as redes sociais, que esteja bem alinhado com o objetivo da empresa. Você deseja que sua marca tenha mais reconhecimento no mercado, ter um relacionamento mais estreito com o público ou aumentar suas vendas? Crie a estratégia que melhor se adeque ao resultado esperado.

Além disso, é preciso conhecer bem o mercado e as pessoas para as quais você está falando, então estude bastante as tendências e desenvolva a persona (modelo de cliente ideal) do seu negócio.



2 - Conheça seu público-alvo


Seu objetivo é vender um curso online, ter uma plataforma de e-commerce ou disponibilizar algum serviço? Então é necessário saber como e onde encontrar as pessoas certas. São diversas as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e você terá mais sucesso em seu negócio se souber em qual delas está a maior parte do seu público.

É importante pesquisar antecipadamente onde seu negócio faz mais sucesso e onde as pessoas estão falando mais sobre ele. É válido – e até benéfico – postar em mais de uma plataforma, porém, fique ciente de qual delas você pode atrair mais resultados positivos. Lembre-se de estar sempre disponível para interagir ou sanar alguma dúvida nos comentários, pois isso causa uma boa impressão e dá mais credibilidade para a marca.


3 - Escolha o canal correto (vídeo, textos, fotos etc.)


A linguagem dos posts também influencia no interesse das pessoas. Um público mais jovem e moderno, por exemplo, costuma preferir vídeos curtos, como no TikTok, uma nova rede social que vem gerando muito engajamento ultimamente. 

Há também pessoas que não possuem tanta paciência para assistir a um vídeo; nesses casos, uma foto pode ser a linguagem mais atrativa. Textos também têm seu espaço nessa publicidade, mas o mais importante é alinhar sua abordagem aos interesses do seu cliente. Vale também o uso de hashtags, pois essas são exibidas nos resultados de pesquisa dos usuários das redes.


4 - Apresente soluções 


Na maioria das vezes, quando uma pessoa procura um novo produto e/ou conteúdo, ela está tentando encontrar alguma solução para algum tipo de problema. Por exemplo, aquela pessoa que procura por cursos de Inglês, pretende ser fluente nessa língua, seja para viajar, para melhorar o seu currículo ou para usar no trabalho. 

Por isso é importante que você tenha as respostas certas para o que o público procura nos seus posts. Use calls to actions – chamadas para uma ação (visual ou textual) – ou ofereça condições especiais atreladas aos seus produtos e serviços a fim de atrair pessoas para conhecê-lo.


5 - Refaça todos os passos


É importante ter a prática de refinar seu negócio com o passar do tempo. Com a experiência nas redes sociais, você vai conhecer ainda mais seu público alvo e o que eles esperam dos seus produtos e/ou serviços, além de acompanhar as tendências. Por isso, não se preocupe em refazer tudo o que já foi realizado até aqui, pois o importante é adaptar sua estratégia para que sejam colhidos os melhores resultados. 



Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

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