A pandemia e o crescimento de eventos online

Com a pandemia do coronavírus, setor apresenta alta na procura.

Marina Paixão

Custommer Success

11 de maio de 2021 Desenvolvimento

         Antes do início da implementação dos distanciamentos sociais, das quarentenas e dos lockdowns, em razão da pandemia do novo Coronavírus, não era tão comum, como hoje, encontros e reuniões online, exceto em alguns nichos bem específicos. Atualmente, é muito comum assistirmos a eventos e seminários online, mas, até antes do final de 2019, muitas vezes, profissionais e empresários de vários setores pegavam uma ponte aérea para uma reunião que durava não mais do que 1 hora em outro estado e até em outro país. Nos dias de hoje – e acreditamos que até mesmo no período pós-pandêmico, que virá um dia –, atravessar uma cidade ou mesmo um estado para uma reunião de negócio é algo que poderá soar absurdo e significar uma perda de tempo desnecessária, porque aprendemos com a experiência atual que o contato online pode ser mais produtivo e mais rápido.   


         Auditórios enormes superlotados de pessoas para assistirem a palestras e eventos ou para participarem de congressos são cenas que não veremos novamente tão cedo. Por essa razão, o segmento de eventos, um dos mais prejudicados com a pandemia, tem buscado alternativas para conectar novamente seu público e continuar lucrando com o setor. O IBCCRIM, Instituto de Ciências Criminais, que realiza todo ano o Seminário Internacional de Ciências Criminais, fez sua primeira edição online em 2020. 


         “Foi um grande desafio pensar numa estrutura que desse conta da importância do evento e que atendesse às expectativas do público, que sempre participou do evento presencialmente. Tivemos que realizar algumas adaptações, claro, mas no fim a nova modalidade trouxe uma série de benefícios, como a ampliação de participantes de fora do estado de São Paulo”, disse Adriana Peres, setor de Comunicação do IBCCRIM. Segundo Adriana, as avaliações que receberam dos participantes sobre a versão on-line do Seminário Internacional foram bastante positivas e que democratizou o evento ao facilitar que o Brasil todo, e até pessoas de fora do país, participassem.


         “Isso foi muito importante para o Instituto. Para 2022, imaginando que já teremos superado a pandemia de covid-19 e que os eventos presenciais estarão liberados; estudamos uma estrutura de eventos híbrida, assim poderemos aproveitar todos os benefícios do on e off”, completou Adriana.



https://www.ibccrim.org.br/noticias/exibir/985/26o-seminario-internacional-de-ciencias-criminais-edital-de-bolsas-de-estudos-contempla-instituicoes


         Para o período pós pandêmico, é notório que teremos uma transformação digital no setor de eventos. Muitas empresas descobriram as vantagens desse estilo e não pensarão duas vezes em explorar todos os seus benefícios, realizando adaptações para que, junto com o estilo presencial, seus eventos sejam melhores aceitos pelo público-alvo.


Photo by John Schnobrich on Unsplash

Autores: Robério Gonçalves e Marina Paixão 


Deseja receber mais conteúdo como este?

Seja o primeiro a saber quando postarmos mais conteúdo rico
como este que você acabou de ler.

Submetendo este formulário, você aceita nossos Termos de Serviço
e Política de Privacidade.